INCANDEIA INCANDEIA

#CRÔNICA

PAGODE

#TIRINHA

PARTIDO ALTO

#ENTREVISTA #ARTIGO #MATÉRIA

SAMBA CANÇÃO

#ILUSTRAÇÃO

Perdi a carteira de vacinação do meu filho. E agora?

18 de maio de 2015  por Natasha Siviero  , , , , , , , , , , ,   16 comentários


Não sei como é aí na sua casa, mas por aqui as coisas se perdem. Especialmente as coisas importantes que não podemos perder – e que por isso guardamos no fundo duma gaveta secreta, tão secreta que, ei, qual é a gaveta mesmo?  Nunca mais. Nunca mais meu título de eleitor, nunca mais a carteira de vacinação do meu filho.

É claro que eu já sabia que não deveria perdê-la (aliás, foi por isso que a guardei tão bem guardada). O que eu não sabia, e que pouca gente sabe, é o que acontece quando você perde a carteira de vacinação. E é isso que eu vou te explicar.

Mas antes, deixe te falar, com todas as letras maiúsculas: NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, PERCA A CARTEIRA DE VACINAÇÃO DO SEU FILHO.  =>se essa não for uma opção, siga, de verdade, a dica ao final do texto.

 

Já perdi, é agora?

 

numero1

Sofra

Chore, lamente, se culpe, culpe seu marido, ajoelhe no milho. Afinal, você merece.

 

numero2

 Procure

Já procurou? Procure de novo. A turma do posto de saúde não tem dó de quem está em mudança. Procure no alto dos armários mais altos, no fundo dos porões mais fundos, nas entranhas de cada bolsa velha. Procure na casa da sua mãe e da sua vizinha. Procure, procure, procure. Faça promessa a São Longuinho. 50 pulinhos, 70 pulinhos, dois mil e setecentos pulinhos.

 

numero3

Bajule a diretora da escola

Se em algum momento da sua vida você teve que deixar uma cópia da carteira de vacinação do seu filho na escola ou creche, essa é a hora de você bajular a diretora. Vá preparada; uma caixa de bombom e um buquê de flores do campo devem ser suficientes. Se mesmo assim ela não se mostrar disposta a procurar a cópia nos arquivos, continue tentando. Sério. Essa cópia pode te poupar muitas horas no passo quatro – ou quem sabe o passo quatro inteiro – e cada hora a menos no passo quatro vale cada mimo e palavra de afeto à diretora. Mesmo que vocês tenha tido lá umas diferenças no passado, agora não é hora para orgulho. Vai por mim.

ceck  Peça a cópia da carteira de vacina na escola ou creche do seu filho

 

 numero4

Boa sorte no posto de saúde

Você acha que será suficiente dizer quais vacinas seu filho já tomou?

Precisa comprovar, amiga, com-pro-var. Ou seja, achar o registro de cada injeção. Como fazer isso? Sabe aquela lupinha que tem no seu computador e acha todos os arquivos perdidos, então, no posto de saúde com certeza não é assim. Você terá que olhar nos caderninhos – isso mesmo, caderninhos – cada vacina que o moleque tomou. Isso quer dizer que se o pimpolho tem 4 anos, prepare-se para uma pilha de cadernos empoeirados com os nomes de cada pessoa que tomou vacina naquele posto nos últimos 4 anos.  É muita raça de Felipe e Juliana!

 

Mas não se desespere ainda!

Dica #1:Existe uma coisa chamada cartão espelho. Ou seja, alguns lugares guardam um controle organizado do registro de suas vacinações. É uma cópia, espelho, do seu cartão. Pergunte no seu Posto, vai que né?

cruzar-los-dedos

 

Bom, seu posto é como o meu e faz o controle no bom e velho caderninho? Você toma vacina ou leva seus filhos em lugares diferentes? Pronto, já pode se desesperar!

 

Vá ao posto com tempo, puxe uma cadeira ou sente-se confortavelmente no chão.

ceck Use roupas leves

ceck  Leve água e mantimentos

ceck Vá com tempo e paciência

Mais uma coisinha: Não chore, bonita. Acontece nas melhores famílias. Sinto te informar, mas enquanto você aprende o nome de cada cidadão da sua região no seu cantinho improvisado, o calor será o menor dos seus inimigos. Sim, não só as pessoas que trabalham no posto, mas cada um que passar ali vai te lançar um olhar inquisidor. Você é a mãe que PERDEU o cartão de vacina do seu filho!

 

numero5

Pronto!  Se você não desistiu pelo caminho e resolveu se juntar à turma anti-vacina; se você não falsificou os comprovantes de vacina do seu próprio filho , então você merece uma carteira novinha em folha. É claro que não igual a original, afinal, todos precisam saber que tipo de mãe você é.

 

cd

caderneta de vacina para filhos de mães cuidadosas

 

Repassando:

ceck Dizer que está imunizado não comprova nada.

ceck Pode ser que seu posto tenha um cartão espelho

ceck Procure na escola ou creche ou esteja preparado para os infinitos caderninhos

ceck Afaste a tentação de falsificar uma cópia do cartão no Photoshop

ceck  Se não encontrar comprovação, precisa ver um médico. Pode ser que, sim, tenha que vacinar tudo de novo.

 

lupa

Dica #2: Faça backup da carteira de vacinação do seu filho. A cada nova vacina, tire xerox e espalhe pela casa, deixe uma na casa da sua mãe e outra na porta da geladeira. Tire foto e baixe no computador.  Se a carteira original cismar de se esconder novamente, sempre haverá um arquivo no seu computador. E computador, você sabe, tem aquela lupinha.

 

#compartilheTweet about this on TwitterEmail to someoneShare on Facebook
E isso é ser pisciana
Ofereço-me

Natasha é tão natasha que só ela é desse jeito. Podia ter um verbo natashar que seria meio teimosia, meio maluquice, meio explosão e uma quantidade maluca de ideia. Uma por semana, depois uma por dia, depois outra. Na sequência são junções da anterior com a próxima e um tiquinho assim de sanfona. Natasha abre e fecha feito sanfona e faz um som bonito.

16 Comentários

  1. Lilian Almeida disse:

    Eu não perdi o cartão de vacina mas os adesivos das campanhas sumiram todos, descolaram e sumiram. Isso pode me prejudicar a entrar em algum emprego?

  2. Eli disse:

    “Pra saber que tipo de mãe você é.” Com tantos casos diferentes e vc julga uma mãe tão rápido e simplificado. Tive meus documentos todo roubados, uma pasta c tudo do meu filho. Quem eu sou? Que tipo de mãe eu sou? Deveria reagir né?! Dá próxima vou arriscar minha vida.

    • Natasha disse:

      Ei Eli, como vai? Não sei se me fiz entender, mas esse post é uma grande ironia. Eu mesma perdi a carteira de vacinação do meu filho e estava justamente tirando sarro dessa situação. No meu caso perdi, realmente, por
      puro desleixo e correria da vida. Fui muito julgada por isso e resolvi brincar. Enfim, era uma ironia. Sinto muito por você ter sido roubada. Boa sorte na recuperação dos seus documentos e um Feliz ano para sua família.

  3. Letícia disse:

    Me ajudaaaa!
    Perdi minha carteira de vacinação mas fui criada em Santa Catarina e agora moro em São Paulo, não tem como voltar lá no posto. Socorrooo

  4. Luana disse:

    Amei o post, muito obrigada pelas instruções.

  5. Jéssica Veríssimo disse:

    Parabéns, me diverti muito com o posto, nada melhor do que rir mesmo, não tem o que se fazer, vamos brincar para amenizar o problema, sou adulta e perdi a minha a pouco tempo, quero viajar para o exterior e vou fazer concurso público, ou seja, to lascada…mas pode acontecer com qualquer pessoa…vou me vacinar de novo se necessário…duvido muito que exista esse espelho aonde me vacinei mas muito obrigada pela dica…vou perguntar lá..um não eu já tenho! rsrs
    Fica com Deus!!

  6. Cleidiane disse:

    Como ganhei meu bebe em hospital particular não ganhei caderneta de vacinação. Fui no posto de saúde e ganhei só o cartão de vacina simples … Queria muito conseguir uma caderneta como faço tem algum site ou número pra fazer a solicitação ???

  7. carlos eduardo de oliveira leite disse:

    gostaria de realçar que todas vcs são péssimas mães :v inclusive a minha que perdeu a minha carteira de vacinação por isso não pude tomar a de 15 e hoje com 18 esta sendo um inferno achar essa praga (levem na brincadeira)

  8. daniele.serpa disse:

    Adorei o Texto!! só rindo pra nao chorar mesmo kkkk
    Eu to desesperada atras da carteira de vacina da minha filha, mas perdi mesmo… e ainda por cima as técnicas no posto se negaram a fazer a vacina da gripe pela falta da carteira, sei la, tipo uma coisa não tem nada a ver com outra, pq a vacina H1N1 é campanha e podiam ter feito… mas a pergunta é: não entendi se depois de conseguir o xerox ou espelho no posto se ha como ganhar outra carteira, e onde eu tenho q ir pra solicitar?
    Eu vou optar por pedir o xerox na escolinha, mas depois oq eu faço????

    • Natasha Siviero disse:

      Ei Daniela, que bom que gostou!
      Com a xerox ou o espelho você consegue solicitar a 2 via no seu posto de referência, ou seja, a unidade que atende o seu endereço – geralmente a mais próxima da sua casa. A xerox mesmo já serve como documento e você pode usá-la para tomar vacina, mas alguns postos pedem que se faça a segunda via.
      Espero que dê tudo certo. Boa sorte!

  9. Milenna disse:

    Perdi a carteira de vacinação da minha filha dentro de um hospital de emergência, voltei lá mas disseram que não havia nada! Não sei o que fazer! Vou seguir suas dicas e vê se consigo resolver esse problema.

  10. Silvana disse:

    Alie tudo isso com o fato de a mãe eu no caso, ser enfermeira!!!!
    Fui assaltada e quis morrer quando lembrei-me que a carteira estava no carro que nunca mais foi localizado …
    Minha pequenina com 5 anos sem a historia dela eu nunca mais vou ser igual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *